domingo, 12 de outubro de 2014

Apresentação inicial de curso

Curso EFA de Modelista de Vestuário
                       
Apresentação
           
Quando iniciei esta formação tinha 18 anos,  concluí o 12ºano na área de ciências e tecnologias.
            Actualmente um jovem/adolescente concluí o 9º ano e é impingido a escolher a carreira que pretende seguir no futuro. A meu ver é uma escolha muito complicada, pois é uma decisão, que em geral, é para o resto da vida, é como a partir daquele momento ter o futuro nas mãos e ter que escolher qual o caminho por onde enveredar. Ora pois essa deve ser uma decisão muito bem ponderada e é necessário possuir uma determinada maturidade e saber bem o que se quer, coisa que a maioria dos jovens ainda não tem.
No meu caso esta foi uma fase da minha vida complicada, pois sempre tive duas paixões, a moda e o sonho de ser veterinária.
            Sentia-me entre a espada e a parede, pois não conseguia decidir por qual optar e tinha de conjugar os meus gostos com uma profissão que tivesse saída e uma boa taxa de empregabilidade no mercado de trabalho.
            Optei pela área das ciências para tentar seguir a carreira veterinária, pois fui um pouco pressionada pelos meus pais e foi-me por eles transmitida a ideia de que essa profissão teria um futuro mais seguro e garantido do que a opção de designer de moda.
            Concluí o 12ºano na área das ciências, mas nunca esquecia a minha outra paixão, ia desenhando em casa e pesquisando informações sobre moda nos meus tempos livres, como hobbie. Contudo a média que obtive após concluir o 12ºano não me permitiu seguir o que tinha escolhido, fiquei desiludida e senti que tinha de solucionar o problema. Inscrevi-me numa universidade em enfermagem, onde entrei mas desisti, devido á situação que se está a passar atualmente para os profissionais do país. A meu ver o investimento que os meus pais iriam fazer não iria ser compensado futuramente, pois iria ter como opções: arriscar e ir para fora do país e poder ter sorte (ou não) ou ficar em Portugal no desemprego. De qualquer das formas este não era o meu verdadeiro sonho e depois de muito ponderar acabei por desistir.
            De forma alguma podia ficar parada nem tanto esquecer a minha outra paixão, a moda.
            Eis que se levantava um problema, no curso de ciências de 12º ano não tinha tido disciplinas relacionadas com desenho, principalmente porque optei pela disciplina de física e química e não por geometria descritiva, logo não tinha a prova de ingresso necessária para entrar numa universidade ligada ao design. Foi então que me foi dada a conhecer a escola modatex e o curso de design de moda, tomei conhecimento também do workshop de iniciação ao desenho de moda, que considerei ser uma mais-valia como preparação ao curso que pretendia frequentar.
            Frequentei o worksop, que me ensinou e ajudou a como elaborar um portefólio que seria necessário realizar para apresentar na inscrição.
            Fui selecionada para a entrevista, a qual não correu como eu esperava pois os nervos estavam a "bloquear" as minhas respostas, não fui selecionada para entrar no curso de design de moda.
            Fiquei novamente desiludida e a pensar o que seria do meu futuro, queria ir com o meu objetivo para a frente apesar das dificuldades, posteriormente soube do curso de modelação que achei interessante e resolvi inscrever-me.
            Pretendo concluir esta formação com os melhores resultados que eu consiga atingir, empenhar-me no estágio e ter a experiencia de trabalhar neste ramo.

            Ainda não perdi a esperança de frequentar o curso de designer de moda, mas por enquanto pretendo trabalhar durante algum tempo como modelista de vestuário pois estou a gostar deste curso e está a corresponder as minhas expectativas.

Sem comentários:

Enviar um comentário