domingo, 12 de outubro de 2014

Modelação de calças

Curso EFA de modelista de vestuário


Reflexão da UFCD: 5960, 5962 e 5962 Construção e pormenores de bases calça e macacão de senhora, homem e criança; transformação e gradação


Construção de bases e pormenores

Nesta UFCD, ao contrário da UFCD de vestidos, em que eu já tinha algumas bases adquiridas do módulo da construção de bases de camisa, aprendi coisas completamente novas, pois nunca tinha trabalhado com calças ou moldes base com estrutura idêntica, exceto no caso da linha cintura e da bacia que são comuns a outros moldes. Aprendi a fazer o gancho e a retificar-lho, caso necessário, para que tivesse continuidade entre a frente e as costas, aprendi a fazer bolsos de dois vivos, relembrei como se fazia a rotação de pinças, recordei outro tipo de bolsos e as pregas.  
            Comecei por fazer o molde base da calça 3000-A (calça de senhora justa), seguido isso o molde base da calça 3000, que é semelhante ao da calça anterior e por fim o molde base da calça de malha, em que a frente e as costas foram construídas em sobreposição, ou seja, uma por cima da outra, e não lado a lado como nos outros casos.
            Passei a base de calça de homem e de criança.
            Realizei o molde base de macacão, utilizando a base da calça de senhora justa cuja referência é a 3000-A e a base de vestido justo com pinça.
            Gostei deste módulo e não tive dificuldades, penso que foi muito útil tal como os outros módulos e foi de fácil aceso e compreensão.


Transformação de moldes base

            Neste módulo realizei a transformação para o molde de calça jeans de senhora com a referência: 3028, onde apliquei pormenores como bolsos, vistas e forros de bolsos. Apendi coisas novas como a carcela, que é constituída pela carcela superior (incorporada no molde da frente e a carcela inferior onde é pregado o fecho e posteriormente pregada á outra frente, o lado em que se faz o trespasse varia consoante o facto da calça se para senhora ou para homem, no entanto na calça jeans é usual o trespasse se efetuar da esquerda para a direita em ambos os casos).
Fiz a rotação da pinça das costas que se fecha na costura do escapulário, após a transformação retirei os moldes finais a partir da construção.      
A transformação que se seguiu foi a calça clássica de senhora, com duas pregas na frente de cada perneira (cuja referencia é a 3001)
Nesta transformação aprendi a fazer pregas e a dar valor para a dobra das pregas e também a fazer o bolso traseiro de dois vivos. Por fim tirei os moldes finais como faço sempre em cada transformação.

Gradação


            Nesta UFCD fiz duas gradações, a primeira foi de um molde base, foi muito simples e de execução igual a outras gradações, e a segunda foi a gradação dos moldes finais da calça jeans. Comecei por fazer as contas aos valores que seriam necessários gradar e quais os moldes que sofriam essa gradação e os que se mantinha inalterados.



Sem comentários:

Enviar um comentário