Curso EFA de modelista de vestuário
Reflexão da UFCD: Costura industrial de calça de senhora, homem e criança
No início desta UFCD a confeção de calças era algo completamente novo para mim.
Comecei por confecionar os cações, o primeiro passo foi dar corte e cose em todas as componentes da peça, de seguida comecei a confecionar os forros dos bolsos, pregando-lhes a vista, fiz as pregas nas frentes e costurei os bolsos às devidas frentes, guiando-me pelas marcações, ou seja, pelas picas.
Uni a frente esquerda com a frente direita, preguei o fecho na carcela inferior, e depois preguei-a na devida frente, neste caso a frente esquerda pois no caso de calção ou calça clássica de senhora o trespasse faz-se do lado direito, logo o fecho fica na frente esquerda e a frente direita sobrepõe-se á esquerda. Pespontei a carcela superior terminando a confeção das frentes.
O passo seguinte foi fazer o bolso de dois vivos, depois de fechar a pinça traseira. Realizei as devidas marcações para o bolso, preguei as tiras dos vivos no lado do avesso, fazendo varias medições para que ficassem ambos com a mesma proporção e a mesma distância, posteriormente fiz o corte no tecido e virei os vivos para fora. Preguei o forro e fechei-o. Uni as frentes ás costas e fiz a bainha dos calções.
A parte que considerei ser de maior grau de dificuldade foi pregar o cinto, pois devido á elasticidade do tecido e caso não se consiga embeber o excesso de tecido o cinto não fica bem pregado. Outra coisa que não ajudou foi o facto de a entretela não ser de boa qualidade ou de não ter sido colada na prensa.
Depois de algumas tentativas e de muita insistência consegui pregar o cinto corretamente. Por fim pespontei o cinto e preguei os passadores.
Passei então para as calças onde o processo foi muito semelhante, apresentando apenas algumas diferenças, como o caso dos bolsos e na união das perneiras, onde foi necessário pespontar depois de unir e só no fim unir o lateral das mesmas.
Em suma, penso que o facto da UFCD de confeção de calças e a UFCD de modelação de calças estarem coordenadas e serem lecionadas simultaneamente, foi um bom aliado a compreensão da construção deste tipo de peça de vestuário, pois ao construir os moldes fiquei com algumas noções da estrutura da peça em si e como poderia ser confecionada.
Sem comentários:
Enviar um comentário