domingo, 12 de outubro de 2014

Modelação de saia

Curso EFA de Modelista de vestuário


Reflexão de: 

·         Construção de bases e pormenores de saia de senhora e criança
·         Transformação de bases de saia de senhora e criança
·         Gradação de saia de senhora e criança


Construção de bases e pormenores de saia de senhora e criança

No início deste módulo comecei por fazer o molde base de saia no tamanho 38, depois da base desenhada no papel, localizei e desenhei as pinças. Por fim recortilhei a cintura com as pinças fechadas e passei a nova cintura para o molde. Depois de concluído, recortelhei-o do papel para cartão, recortei o cartão, marquei as picas necessárias, tracei as linhas relevantes no molde, como a linha da bacia e as pinças e por ultimo, tracei o fio direito (que é o que nos dá a indicação do sentido em que se deve cortar o tecido) e fiz todas as anotações necessárias no molde, nomeadamente: o nome, a identificação, o tamanho e o número de vezes a cortar.
Fiz este processo para a frente, as costas e para costas com inclinação, que é normalmente o molde base utilizado em saias com fecho no meio costas.
O molde que se seguiu foi o molde da saia-calção, neste caso utilizei o molde base da saia e fiz as devidas alterações a partir do molde base.
De seguida o molde que fiz foi a saia de malha, o molde da saia de criança (para o tamanho 6 anos), o da saia de 16 panos e o da saia de pregas.
Neste ultimo apesar de não ter sentido dificuldades notei que a execução deste molde era mais exigente e trabalhosa do que os moldes anteriores, foram necessários cálculos para dividir as pregas e criar profundidade através de um processo em que se colam duas tiras entre cada pano, sendo que no total uma saia com 10 panos/pregas vai ter um total de 10 tiras mais 22 tiras de pano adicionais.
O molde que se seguiu foi o da saia de círculo, em que se usa a fita métrica pra reproduzir ¼ de círculo, o mesmo processo é utilizado na saia de meio circulo.
No fim deste módulo fiquei a saber muitas coisas novas que serão muito úteis no meu futuro, gostei deste módulo e penso que foi muito produtivo.


Transformação de bases de saia de senhora e criança

Neste módulo aprendi a realizar transformações no molde base, como o próprio nome indica, localização de fechos, rotação de pinças, bolsos e cintos.
            Fiz um molde de uma saia com bolsos, onde coloquei vistas e forros nos bolsos, fiz um molde para o cinto e um molde para o cinto com entretela, no final tirei os moldes finais com valores de costura (1cm) e de bainha (4cm) e os moldes paras os forros, em que simulei a dobra da bainha na saia para poder tirar o molde do forro e posteriormente acrescentar os valores de bainha ao forro.
            Fiz um molde de uma saia de cós subido e com trespasse, este molde também foi um pouco trabalhoso mas não muito difícil e gostei muito do modelo desta saía. No fim do molde tirei os moldes finais e acrescentei os devidos valores de costura e de bainha.
             Gostei deste módulo e considero que nesta altura já estava mais á vontade na modelação e com mais autonomia. Penso que este também será um módulo muito importante no futuro.

Gradação de saia de senhora e criança

No início deste módulo não tinha ainda a noção como se graduavam os moldes, pensava que o processo era semelhante ao que se faz para acrescentar valores de bainha e costura, e no entanto fiquei surpreendida pois o processo é feito por esquadrias e não por paralelas. 
No início comecei a graduar o molde base para ter a noção de como se realizava o processo só depois realizei a graduação em moldes finais de saias com mais pormenores.
Realizei o processo de gradação em altura e largura que penso ser o mais trabalhoso e exigente pois as alturas mudam, as pinças deslocam-se não só em largura mas também em altura assim como a linha da cintura, e realizei a gradação com conformação, que considero ser a mais fácil e menos propícia a erros pois apesar das larguras se alterarem, as alturas ficam inalteráveis.

Em suma este foi um módulo de pouca duração mas essencial a uma modelista pois é muito importante saber realizar moldes base, saber transformar os moldes base mas não menos importante graduar moldes para diferentes tamanhos. Gostei deste módulo tal como os outros e sei que será também muito importante para o meu futuro como modelista de vestuário.



Sem comentários:

Enviar um comentário