domingo, 12 de outubro de 2014

Princípios básicos de corte

Curso EFA de Modelista de Vestuário


                   UFCD: Princípios básicos de corte


Antes desta UFCD não tinha qualquer noção de corte, apenas tinha a noção de que o objetivo principal era realizar o corte do tecido com qualidade e de forma a economizar o máximo possível de material.
No corte fazem-se os chamados planos de corte que se baseiam na disposição dos moldes a cortar sobre o tecido, de forma a economizar tempo, fazendo o menor numero de planos de corte e simultaneamente cortando o maio numero de peças segundo a encomenda, tendo em conta a redução de desperdícios e de forma a economizar o máximo de tecido possível.
Aprendi que num só plano de corte podem estar várias peças e de vários tamanhos e que podemos colocar várias folhas de tecido, consoante a altura e o tipo de lâmina, e folhas de tecido de várias cores e padrões dependendo da encomenda.
Aprendi também que há vários fatores que condicionam o plano de corte como: o material, a textura, o desenho/padrão do material, se tem algum defeito ao longo da sua extensão e o sentido ou correr do tecido, que deve ir de encontro com o fio direito do molde.
Numa das aulas a turma realizou uma estendida de tecido, nomeadamente a estendida de direito com avesso, utilizando a máquina de estender com carro semi-automático.
Este processo define-se por uma máquina que ajuda o operador, através de uma plataforma, estende-se o tecido sobre a mesa num movimento de vai e vem.
Gostei desta aula pois a turma pôde participar e interagir com as máquinas, tando de estender como com as de corte e ter uma noção de como o processo de corte se desenvolvia.
Recordo-me de uma situação que aconteceu e que considero importante, mesmo que despropositadamente o facto de ela ter sucedido no decorrer da aula, que foi ter-mos encontrado um defeito no tecido ao longo da estendida. Daí podemos concluir que uma máquina de estender é muito importante para nos darmos conta desse tipo de situações.

Por fim gostei de aprender a calcular planos de corte e admito que no início me estava a ser complicado de entender como se realizavam, mas quando comecei a perceber o processo gostei de o realizar. Penso que a parte teórica, nomeadamente ler o manual foi um bocado maçador mas no fundo foi importante para compreender os processos, máquinas e métodos de corte.   

Sem comentários:

Enviar um comentário