Curso EFA de modelista de vestuário
Reflexão da UFCD: Introdução à História da Moda
Inicialmente não estava a entender para que esta UFCD poderia contribuir num curso de modelação, no entanto com o passar do tempo e á medida que as aulas foram lecionadas e a matéria foi dada fui- me apercebendo que esta é sim uma UFCD importante e útil para modelação.
Esta UFCD permite-nos compreender melhor a moda e como surgiu, permite-nos entender de que forma moda no passado influencia a atual, como a moda tem vindo a evoluir ao longo do tempo e a concluir que embora com evoluções e alterações a moda é cíclica e vai buscar tendências anteriores e conjuga-las com novas tendências.
A moda e a forma de vestir são muito importantes e tem vários objetivos, a função física (tapar o corpo, proteger das temperaturas) a função e adorno e vaidade, para criar emoções nas outras pessoas (atração, criar boa impressão) e a função de vestir como símbolo (fardas, distinção de classes).
Alem do que a forma de vestir define uma pessoa e pode destaca-la das outras ou faze-la passar-se despercebida se essa for a intenção.
Tudo começa no tempo da pré-história em que os nossos antepassados usavam peles de animais entre outras coisas que lhes eram fornecidas pela natureza, eram ainda trajes muito rudimentares pelo que tinham somente a função protetora.
Já no tempo do antigo Egipto começavam a surgir as peças em tecido, estas já mais trabalhadas em termos de corte e adornos, a peça base seria então o shenti que era usado tanto por escravos como pela realeza, mas apresentava diferenças em termos de materiais e de comprimento, entre outras peças. O material usado preferencialmente era o linho, por norma o branco, pois era considerada uma cor sagrada. Os trajes estavam já muito mais evoluídos embora ainda houvesse pouca distinção entre sexos, no entanto já se começava a denotar uma diferenciação entre classes sociais.
O vestuário foi evoluindo de época para época e de civilização para civilização, cada vez mais o Homem foi desenvolvendo novos materiais e novas formas de confeção do seu vestuário de acordo com os valores morais e crenças da época. Como por exemplo na civilização creta não havia pudor com o corpo, a mulher podia andar com certas partes do corpo á mostra que para a época do renascimento em Espanha seria impensável, pois a mulher era considerada a culpada de todos os males da humanidade e devido a isso tinha de usar espartilhos extremamente apertados para anular as formas do corpo e deveria de andar o máximo tapada possível.
A moda foi também se alterando com os acontecimentos históricos como crises, pestes, revoluções ou guerras, como no caso dos anos 40 em que o vestuário sofreu uma drástica alteração devido á da 2ª guerra mundial.
Foi-nos proposto um trabalho de pesquisa sobre um estilista, a minha estilista foi Sónia Delaunay. Confesso que inicialmente estava um pouco apreensiva, mas depois fui-me interessando mais pelas obras da estilista e achando o seu trabalho mais interessante. Gostei do facto de ela conjugar a arte e a pintura com o design, e aplicar a pintura em vários ramos como na arquitetura, na decoração e na moda. Gostei também dos outros trabalhos que foram apresentados e de ficar a saber mais sobre outros estilistas, alguns dos quais já tinha conhecimento, outros nem tanto.
Por fim, tenho pena que esta UFCD tenha sido tão curta mas considerei-a interessante e útil.
Sem comentários:
Enviar um comentário