domingo, 12 de outubro de 2014

Princípios básicos de confecção

Curso EFA de modelista de vestuário


Reflexão da UFCD: 2282-Princípios básicos da tecnologia de confecção, 2287-Iniciação à costura industrial e 2321-Costura industrial de protótipos e peças de vestuário.

       
No início deste módulo poucas noções tinha de costura, tinha apenas tido um breve contacto de máquinas de coser couros e peles, nomeadamente máquinas destinadas á confecção de calçado. As diferenças são enumeras, tanto na estrutura, como no funcionamento, manuseamento, utilização e aplicação. As linhas são diferentes, as agulhas por norma são de ponta cortante para que o material, sendo rígido, possa ser perfurado e trespassado pela linha, as agulhas enfiam-se de forma diferente, entre outras coisas.
Inicialmente fiz exercícios em papel, uns com linhas retas inteiras, outros com linhas tracejadas, outras apenas com o início e o final da linha e posteriormente comecei com linhas curvas, espirais e ovais e terminei com um exercício onde tinha de enfiar a máquina, trocar cones, trocar a canela e mudar a agulha.
Já terminados os exercícios em papel passei para a realização de costuras retas e curvas em tecido. Aprendi o que era pespontar ao milímetro e á largura do calcador e apliquei estes vários tipos de pespontos na construção de um saco para guardar os meus trabalhos.
Fiz diversos bolsos, palas, golas, punhos que posteriormente preguei de diferentes maneiras.
Comecei a fazer a camisa com os diferentes tipos de malhete, de escapulários, fechei unindo os ombros, preguei as mangas e só depois fechei as mangas e as laterais, no fim preguei a gola.
            Concluo que estou a aprender coisas que me serão muito úteis no futuro e no presente, comecei a usar a máquina de costura da minha mãe, a qual nunca tinha usado antes de frequentar o curso, pois usava sempre o outro tipo de máquina que já referi, para fazer pequenas coisas e arranjos na minha roupa, por vezes acabava por estragar algumas peças pois a experiencia era pouca e a máquina não era adequada e agora já arrisco mais nos meus próprios trabalhos e desenvolvo coisas que me seriam impossíveis de realizar sem os conhecimentos que adquiri nesta UFCD.

Sem comentários:

Enviar um comentário